Os símbolos do Espírito Santo

figuras do espirito de deus

Além dos nomes e títulos atribuídos ao Espírito Santo, vários símbolos são empregados nas Escrituras para revelar as características do Espírito Santo.

Seus símbolos refletem suas múltiplas operações e, de maneira alguma, comprometem sua personalidade e divindade.

Veja então, as características das metáforas empregadas para descrevê-lo.

Os símbolos do Espírito Santo:

Agua

simbolos-do-espirito-santo-na-biblia-agua

“Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.13.14)

A água, assim como o fôlego, é indispensável à preservação da vida.

Um ser humano é composto de 60 % de água.

A água refresca, limpa, dessedenta, fertiliza, etc.

De modo similar, o Espírito Santo é indispensável à nossa vida física.

Ele nos refrigera (SaImos 23.2), nos limpa (Tito 3.5), nos renova e produz frutos em nossas vidas (Gálatas 5.22; Salmos 104.30).

Portanto, sem o fôlego vivificante e as águas vivas do Espírito Santo, a nossa vida espiritual não demoraria a murchar e a ficar sufocada.

Vento

simbolos do espirito-vento

“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3.8).

A palavra hebraica ruach pode significar “sopro”, “vento” ou “espírito”.

Então, traduzindo livremente, o Espírito Santo seria o “Vento Santo”.

Jesus usou o vento como símbolo do Espírito Santo.

O vento é invisível, porém, é real, penetrando em todo lugar da terra.

Não podemos tocá-lo, nem o compreendê-lo, mas podemos senti-lo.

A sua ação independe da atuação humana, ninguém pode monopolizá-lo. Assim também é o Espírito Santo.

Fogo

simbolo do espirito de Deus-fogo

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo(Mateus 3.11).

O fogo fala do “poder” e da “purificação” que o Espírito Santo opera na vida do cristão, corrigindo sua natureza decaída e conduzindo-o à perfeição (Mateus 5.48).

Várias são as finalidades do fogo: queimar, consumir, limpar, amolecer, endurecer, esquentar e iluminar.

Óleo

simbolo do espirito santo-oleo-azeite

tornou o anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, e me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos. por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. E falei e disse ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto? Então, respondeu o anjo que falava comigo e me disse: Não sabes tu o que isto é? E eu disse: Não, Senhor meu. E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4.1-6).

Outro símbolo do Espírito Santo que aparece nas Escrituras é o óleo (azeite).

Utilizado nas solenidades de unção e consagração de sacerdotes, profetas e reis (Êxodo 30.30; Levítico 8.12; 1 Samuel 10.1; 16.13; 1 Reis 1.39).

Na atual dispensação, o azeite é o símbolo da consagração divina do crente para o serviço no reino de Deus.

Pomba

pomba-símbolos do espírito santo

“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido” (Lucas 3.22).

Enquanto que sobre os discípulos no cenáculo o Espírito Santo desceu em forma de fogo (havia o que queimar), sobre Jesus, veio em forma corpórea, como uma pomba, simbolizando as qualidades de mansidão, pureza, amor, inocência e beleza.

Segundo Esequias Soares, a expressão “em forma”, usada nesse texto, “revela que o Espírito Santo desceu sobre Jesus numa aparência ou na figura de uma pomba, e não que Ele seja uma pomba.

A palavra grega aqui é eidei e não morfe, como aparece em Filipenses 2.6,7, que revela a essência e a natureza da divindade de Cristo.

A primeira palavra significa mera aparência e a segunda, a sua própria natureza e essência .

Selo

selo do espírito santo

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13).

Nos dias bíblicos, usava-se um selo como sinal de garantia de propriedade, de possessão.

Como “selo”, o Espírito Santo é dado ao crente como marca ou evidência de propriedade de Deus.

Ao conceder o Espírito Santo, Deus nos “sela” como seus (2 Coríntios 1.22).

Portanto, todo cristão tem a convicção de que é Filho de Deus (João 1.12), pois o Espírito Santo habita em sua vida (Gálatas 4.6), regenerando-o (João 3.3-6), libertando-o (Romanos 8.1-17), conscientizando-o de sua filiação (Romanos 8.15; Gálatas 14.6).

Esses são os símbolos do Espírito Santo na Bíblia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima